DESCOBRINDO O ENEAGRAMA NA DIVINA COMÉDIA DE DANTE

Há alguns anos, motivada por meu fascínio pelos paralelos entre o Eneagrama e a Odisséia de Homero, fui procurar o Eneagrama na Comédia de Dante.

Para aqueles que podem não estar familiarizados com esta incrível conexão entre os tipos de Eneagrama e A Odisséia, Odisseu, protagonista do poema épico de Homero, A Odisséia, visita nove terras míticas em sua viagem de volta para casa após a Guerra de Tróia, e esses nove locais são povoados com personagens cujos traços correspondem aos nove tipos de Eneagrama (exatamente) - e ele os visita na mesma ordem em que aparecem ao redor do símbolo do Eneagrama. A ação de A Odisséia é considerada uma metáfora para a viagem de volta "para o verdadeiro eu" - o caminho dos desafios que todos nós devemos percorrer para descobrir nosso ser essencial real ou superior.

Eu me perguntava se Dante poderia saber sobre o Eneagrama, ou algo parecido. E me perguntei se eu poderia encontrar evidências do "caminho" do Eneagrama na jornada literária de Dante através do Inferno, do Purgatório e do Céu. Então, fiz uma leitura atenta da Comédia tendo em mente o Eneagrama.

O que descobri foi que há muitos, muitos pontos de sobreposição - e embora não possa ter certeza, é muito possível que Dante soubesse sobre o Eneagrama ou algo parecido, pois podemos ver muitas de suas mensagens centrais no que Dante transmite brilhantemente de diferentes maneiras através de seu poema.

Quando comecei a apresentar minha síntese do caminho do Eneagrama com a Comédia em 2013 e 2014, algumas pessoas adoraram tanto quanto eu. Em particular, ao ouvir minha versão de duas horas, Nuala e Barry Ahern, meus queridos amigos da Irlanda, declararam imediatamente que deveríamos apresentá-la como um workshop na cidade natal de Florença-Dante - e eles começaram a fazer todo o trabalho para organizá-la.

Nós três realizamos o workshop, Dante, A Divina Comédia, e o Eneagrama: Da Fixação à Liberdade em Florença na Itália desde 2014 e, felizmente, agora parece ter se tornado um evento anual. Nuala e Barry completaram com sucesso seu mandato como organizadores e facilitadores, e meus amigos e colegas do Eneagrama, Helen English e Mauro Vedovello, agora generosamente assumiram esta tarefa. Com seu apoio dedicado e sua contribuição criativa, o encontro deste ano em Florença promete ser mais uma incrível jornada de descoberta através da Comédia com o Eneagrama em mente.

Neste blog, descreverei o que vejo como os 9 pontos de interseção mais interessantes entre o poema épico de Dante e o Eneagrama como um mapa de crescimento e transformação pessoal. Ofereço minha lista de nove maneiras como as lições que associo ao mapa do Eneagrama podem ser encontradas na Comédia de Dante para lhe dar uma amostra da maneira fascinante como os elementos do ensino do Eneagrama parecem permear a visão de Dante.

 Três, Setes e Nove abundam na estrutura do poema

Muitos estudantes do Eneagrama sabem que o símbolo representa o encontro de três leis - a lei do um, comunicada pelo círculo; a lei do três, expressa pelo triângulo interno; e a lei do sete, vista na hexade ou nas outras linhas internas do diagrama.

O símbolo do eneagrama transmite um significado profundo para aqueles que sabem lê-lo - mas nesta era moderna, não creio que tenhamos feito muito progresso na decodificação de todos os seus segredos! Afinal, Gürdjieff (uma das principais fontes por trás do que sabemos sobre o significado do símbolo) disse, o Eneagrama é um símbolo de movimento perpétuo, A Pedra Filosofal dos alquimistas, e algo que tornaria livros e bibliotecas inteiramente desnecessários se soubéssemos ler tudo o que ele contém.

Ao olhar o Eneagrama e a Comédia, vemos muitos paralelos em termos do que poderíamos chamar de "geometria sagrada" por trás do símbolo que também era comunicado pela sabedoria antiga, como a de Pitágoras. Ao olhar o Eneagrama, podemos ver que existem vários grupos de três centros de inteligência, três tipos baseados em cada centro, o tipo principal e suas asas, o tipo principal e seus pontos ligados por linhas de flecha, três instintos centrais, etc. Aqui estão alguns "Três" que encontramos na estrutura da Comédia de Dante:

  • Existem 3 cânticos/partes (Inferno, Purgatório, Paraíso) com

  • 33 cantos cada (+ 1 em Inferno) dispostos em tercetos (versos de 3 linhas cada um em terza rima)

  • Há muitas referências à Trindade

  • O poema mapeia um caminho ou processo de transformação de 3 etapas e 3 estados de consciência

  • Há três seções do Inferno e do Purgatório

A "hexade", ou as linhas que ligam as linhas que representam a "lei do sete" no Eneagrama - e há muitos "Setes" na Comédia. Existem:

  • Sete pecados mortais

  • Sete Terraços no Monte Purgatório

  • Sete Virtudes

  • Sete castiçais que simbolizam os sete dons do Espírito Santo no desfile no topo do Monte Purgatório

  • Sete donzelas dançando no mesmo desfile simbolizando as sete virtudes

  • Sete esferas planetárias no Paraíso

E, claro, o número nove também é central para o mapa do Eneagrama, pois há 9 pontos no diagrama. Nove pontos também são significativos na Comédia. Na aritmética scared, o Nove é conhecido por simbolizar a "fronteira externa". E, no poema de Dante, há:

  • Nove círculos do Inferno

  • Nove seções do Purgatório

  • Nove esferas do céu

  • Beatrice simbolizada pelo número 9 (o quadrado de 3)

2. A abertura da Comédia: Despertando em dark wood

O Eneagrama como um mapa de transformação tem tudo a ver com "acordar" para como nossos padrões de personalidade nos limitam e nos mantêm "adormecidos". Gürdjieff falou muito sobre isto e muitos professores de Eneagrama usam esta linguagem para os efeitos positivos que o Eneagrama pode trazer - ele nos desperta para como nos limitamos e como podemos manifestar nossos potenciais superiores através do aprendizado de nossa personalidade.

Quando A Divina Comédia começa, Dante, o Peregrino, personagem principal, acorda em uma "madeira escura". Ele está desorientado e não sabe realmente onde está. Ele tinha se desviado do "caminho reto". Quando ele se desviou do "caminho da verdade", se tornou sonolento.

Dante retrata o “pecado” ligado a estar preso em nossos egos, de forma semelhante. Os pecados que mandam as pessoas para o inferno poderiam ser superados se essas pessoas (sombras) pudessem desenvolver uma autoconsciência tal que conseguissem parar de fazer o que fazem, uma e outra vez. No Inferno, no qual Dante retrata o que acontece se você não se tornar consciente de si mesmo e assim ficar preso em seus padrões de personalidade para sempre, o “castigo” é o próprio pecado!

3. A natureza do "pecado" e a forma como ele é punido no Inferno

Uma das minhas coisas favoritas sobre o Eneagrama é que você não tem que "acreditar" em nada para que ele funcione. Os padrões de tipo - se você for honesto com você mesmo - são autoverificáveis (como Helen Palmer sempre dizia). E as dificuldades que frequentemente enfrentamos são apenas uma consequência do fato de estarmos confortáveis em nossos padrões habituais, mesmo quando eles não nos servem. Nosso ego tem dificuldade em deixar de lado o que sabemos. Normalmente afirmamos o controle de tal forma que continuamos a sofrer com a limitação de nossas personalidades, até fazermos um grande esforço de Trabalho Interior e nos conscientizarmos, interrompermos a limitação e mudarmos nossos padrões através de um ato de vontade.

Dante retrata o "pecado" ligado a estar preso em nossos egos, de forma semelhante. Os pecados que mandam as pessoas para o inferno poderiam ser superados se essas pessoas (sombras) pudessem desenvolver uma autoconsciência tal que pudessem parar de fazer o que fazem uma e outra vez. No Inferno, no qual Dante retrata o que acontece se você não se tornar consciente de si mesmo e assim ficar preso em seus padrões de personalidade para sempre, o "castigo" é o próprio pecado!

As pessoas no Inferno estão localizadas nos vários níveis do Inferno de acordo com o que seu pecado foi - em termos de Eneagrama, sua "paixão" - então Dante nos conta muito sobre a natureza dessas paixões - como elas funcionam, o que acontece quando não nos elevamos acima delas, e como podemos nos envolver nelas eternamente se não tomarmos consciência de nossos motivos, nosso comportamento e o impacto de nosso comportamento sobre os outros. Assim, os "lascivos" são girados pelos ventos para sempre, assim como foram controlados por seus próprios apetites lascivos. A penalidade para cada paixão está sendo presa para sempre nela - seja um exagero dela ou o contrário.

4. A representação dos pecadores (as "sombras") em O Inferno

Assim como as pessoas que não conseguem ver além de seus próprios egos - ou preconceitos de personalidade - no Inferno culpam os outros por seu destino, não assumem responsabilidade por suas próprias ações e podem ver o passado e o futuro, mas não estão no presente.

5. A estrutura do Purgatório

O Purgatório está estruturado em termos dos "sete pecados mortais" ou sete das paixões do Eneagrama ou "características principais". Assim como o Eneagrama mapeia um ensino do "vício à virtude", no qual somos instruídos a nos tornar mais conscientes dos nossos principais padrões inconscientes e visarmos o oposto superior deles, cada terraço na montanha do Purgatório tem um processo minuciosamente detalhado no qual os espíritos das pessoas ali trabalham contra suas paixões ("pecados") e em direção à virtude superior associada a ele.

Assim como os ensinamentos por trás do Eneagrama nos dizem, às vezes é difícil que o Trabalho Interior realmente reverta nossos hábitos e expresse nossos maiores dons.

6. A importância central da Humildade no Purgatório

O primeiro terraço do Purgatório é o terraço da Humildade. Creio que esta é a maneira de Dante comunicar o fato de que o primeiro passo para crescer além do ego é ser capaz de ver e assumir quando estamos agindo a partir do ego. E, muitas vezes, isto é muito menos fácil do que pensamos. Embora a humildade seja a maior virtude dos Dois, não é apenas para os Dois. Todos que procuram fazer o trabalho árduo simbolizado pela escalada da montanha devem desenvolver a humildade para ser capaz de ver seus erros e sentir sua dor, de modo que possa aprender a fazer as coisas de maneira diferente da orientação dos hábitos.

7. A atmosfera no Purgatório

A atmosfera no Purgatório contrasta fortemente com a do inferno no Inferno. Enquanto no Inferno há apenas o som de gritos e choros de medo, dor e raiva, na montanha do Purgatório há o doce som das pessoas cantando juntas em uníssono. O Purgatório é um lugar de humildade e amor fraterno, onde todos trabalham juntos para crescerem coletivamente contra seus hábitos inconscientes. Isto espelha a idéia que Gürdjieff ensinou, que "sozinho, muitos não podem fazer nada", que devemos trabalhar juntos para realmente sermos capazes de ascender.

8. A natureza do Trabalho Interior no Purgatório

Não apenas as sombras trabalham juntas e se apóiam mutuamente no Purgatório, mas o trabalho de purgar os pecados e manifestar cada vez mais as virtudes se mostra como um trabalho muito árduo. Eu valorizo o mapa do Eneagrama e os ensinamentos por trás dele porque me ajudaram a ver que, embora o crescimento seja muitas vezes difícil, e que isso necessariamente envolve encontrar a sombra e sentir dor, há também esperança de que este trabalho conduza a algum lugar - há um caminho específico para a liberdade quando se faz a jornada do autodesenvolvimento.

E um dos elementos interessantes do Purgatório é que todos que morrem e vão para o céu devem subir a montanha inteira - todos nós temos que trabalhar em todas as paixões ou pecados - mas temos que passar mais tempo no terraço associado ao nosso "principal" pecado - o nosso "pecado que nos rodeia", como Dante o chama. Assim, Dante conhece um homem que teve que passar alguns anos em cada terraço, mas ele teve que passar 50 anos no terraço da ira - e 30 anos no terraço da preguiça. Eu li isto para dizer que este homem era do Tipo Um, com muito do Nove!

9. A idéia de "unidade na diversidade" como comunicada em O Paraíso

Uma das maneiras que Gürdjieff descreveu o símbolo do Eneagrama foi como um símbolo de "unidade na diversidade". Entendo isto para significar que, embora todos sejamos únicos, existem padrões comuns que compartilhamos e que podemos ver nos padrões de personalidade. Pode haver milhões de indivíduos, todos especiais à sua maneira, mas nove conjuntos de padrões de tipos e 27 subtipos de egos ou personalidades.

No início da seção Paraíso da Comédia, nos primeiros nove cantos do Paraíso, há uma ênfase na doutrina da derivação, ou como vem muitos do Um. Gürdjieff fala deste mesmo tipo de coisa quando diz que o eneagrama é um símbolo de "unidade na multiplicidade". A sociedade envolve uma diversidade de funções, o que implica os diferentes dons e habilidades da humanidade, e a diferença entre os seres humanos é o reflexo último da diversidade das estrelas.

As almas que Dante encontra em seu caminho até o topo do Paraíso representam, através da esfera em que lhe aparecem, os sinais visíveis do grau de graça que alcançaram em relação à capacidade que lhes foi dada. No entanto, o que será finalmente simbolizado na visão final de Dante sobre a Rosa (no topo do céu no Empireano) é a igualdade com a qual toda alma abençoada experimenta a graça de Deus, independentemente de sua capacidade. Isto espelha os dois significados dos "tipos" de Eneagrama que podemos discernir refletidos em todas as três partes do poema - ambos são iguais de uma forma básica, tendo tido a capacidade de livre arbítrio e de crescimento e expressões diversas.

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