TIPO SETE DO ENEAGRAMA

O GUIA DEFINITIVO

 

Traços chave

  • Autorreferência: No Tipo Sete, o foco de atenção é sua própria experiência interior - seus pensamentos, preferências, desejos, necessidades e sentimentos.

  • Reenquadramento Positivo/Otimismo: Habitualmente orientados a manter seu humor otimista, e automaticamente atentos ao "lado positivo", eles são incessantemente otimistas; reestruturam negativos em positivos facilmente e sem muito esforço consciente.

  • Hedonismo: No foco no hedonismo do Tipo Sete, o objetivo de uma vida cheia de prazer racionaliza o evitar do sofrimento. Se um de seus valores centrais é a busca do prazer em si como um objetivo importante e desejável, você pode evitar questionar as motivações mais profundas que impulsionam o "viés de prazer da gula".

 
  • Rebeldia: Dado que os Setes querem fazer o que querem e quando querem, - que não querem ter limites impostos por outras pessoas - segue-se que, assim como seus companheiros mentais, eles são essencialmente anti-autoritarismo.

  • Falta de foco/disciplina: A tendência do Tipo Sete de evitar limites também leva à dificuldade de manter o foco e a autodisciplina.

 

Este conteúdo é adaptado a partir das publicações abaixo. Navegue-as aqui.

O Eneagrama Completo: O Mapa Definitivo para o Autoconhecimento e a Transformação Pessoal por Beatrice Chestnut, PhD; The 9 Types of Leadership: Mastering the Art of People in the 21st Century Workplace por Beatrice Chestnut, PhD.; The Enneagram Guide to Waking Up: Find your path, face your shadow, discover your true self por Beatrice Chestnut, PhD e Urânio Paes, MM.; O Guia Prático do Eneagrama: Encontre seu caminho para o autodesenvolvimento por Beatrice Chestnut, PhD e Urânio Paes, MM.

VISÃO GERAL

Type Seven represents the archetype of the person who seeks pleasure in different forms as a distraction from the discomfort, darkness, and downside of life. This archetype’s drive is to defend against the experience of pain using intelligence, imagination, charm, and enthusiasm, and to avoid fear through an optimistic outlook.

The Jungian concept of the “puer” or the “divine child” is another form of this archetype. It represents a “symbol for future hopes…the potentiality of life, newness itself… frivolity, pleasure, and play.” Jung characterizes this archetype as the “Eternal Child,” who resists growing up as a way of trying to avoid taking on responsibility, along with its commitments, encumbrances, and difficulties.

This archetypal character predominantly focuses on the lighter sides of life, the “enlivening, charming, and refreshing elements of human experience,” avoiding the darker Shadow aspects of human experience. The Type Seven personality and the puer archetype embody a highly positive idealism, a youthful enthusiasm, and a focus on future hopes. This archetype’s dark side reflects the opposite of these qualities in its unconscious unwillingness to face the pain of separation, aging, and mortality.

Pain is part of what motivates the desire for personal development, and conscious suffering represents a key part of the growth process. Most people decide to do the difficult work of the “inner journey” in order to ease their suffering and find happiness. We must necessarily face our fears and childhood pain in the course of this journey, like an acorn has to go underground and have its shell crack open. For any of us to become all that we can be—expand into the “oak tree” of our higher Self—we have to find the courage to see wisdom and truth in the darkness as well as the light. To truly develop, we must face our fears and our Shadow parts. This hard truth is what the Seven’s path of growth teaches us.

As with all the archetypal personalities, however, Type Sevens’ gifts and strengths also represent their “fatal flaw” or “Achilles heel,” as their talent for reframing “negatives” into “positives” can cause them to ignore important data that doesn’t fit their positive frame. Although they are fun and enjoyable companions, Sevens have difficulty in relationships when called on to confront problems and deal with the pain or discomfort of conflict. And while they excel at brainstorming, their dislike of the routine and mundane aspects of life can lead them to be avoidant, distracted, irresponsible, and noncommittal in long-term projects.

FOCO DE ATENÇÃO

O tipo Sete evita sentimentos desagradáveis, concentrando-se no que é agradável e mantendo o humor otimista, a ponto de reenquadrar os negativos em positivos. O medo de ficar preso ao desconforto alimenta o pensamento rápido, a resolução criativa de problemas e o foco em possibilidades positivas futuras.

PENSAMENTOS E EMOÇÕES

Os Tipos Setes têm mentes rápidas e sintetizadoras, com as quais encontram ligações entre os pontos comuns em diferentes assuntos, fazendo associações mentais rápidas. Emocionalmente, gostam de sentir emoções felizes ou alegres e não gostam de sentir medo, ansiedade, tristeza, tédio, dor ou desconforto. A atitude deles é: "Por que sentir dor se você pode se sentir feliz em vez disso"?

PADRÕES DE COMPORTAMENTO

Os Setes são energéticos, rápidos, inovadores e ativos. Eles geralmente têm muitos interesses e atividades, que perseguem com entusiasmo. Gostam de planejar sua diversão e ter muitas opções, de modo que possam manter seu estado de espírito e mudar para a opção mais agradável se o plano se tornar indesejável ou insustentável.

 

PONTOS CEGOS

  • Foco no prazer para evitar a dor podendo, portanto, inadvertidamente criar mais dor (ou problemas) com isso.

  • Os dados negativos inerentes a uma situação.

  • Suas emoções mais profundas relacionadas ao desconforto e à ansiedade.

  • O que é significativo no momento presente (versus viver no futuro).

 

A PAIXÃO É GULA

A gula é a paixão que move o Tipo Sete. Em sua expressão como motivação emocional central deste tipo, a gula alimenta o desejo de experimentar o prazer sem limites, de saborear um pouco de cada experiência e de permanecer aberto à miríades de possibilidades. A gula pode ser entendida como uma paixão pela variedade, e não apenas pelo excesso de tolerância no comer e beber. Ela motiva o Sete a querer experimentar todas as possibilidades da vida e a evitar qualquer restrição que possa forçá-lo a experimentar menos. Se esforçam muito para garantir que possam satisfazer muitos tipos diferentes de prazer e de desejos imediatos, inclusive aqueles ligados à mente. Geralmente têm mentes muito ocupadas, rápidas e ativas, que criam ideias e fazem planos de maneira imaginativa, constante e veloz.

QUANDO OS PONTOS CEGOS SÃO INTEGRADOS

  • Abraça a experiência do prazer, assim como da dor, como a experiência de viver.

  • Desenvolvimento da capacidade de tolerar o desconforto e a limitação como indicadores valiosos do que é real.

  • Entendimento de que é tão problemático focar apenas nos dados positivos quanto seria ver apenas o que é negativo.

  • Desenvolvimento da capacidade de ser imaginativo ao lidar com as restrições.

  • E desacelerar e penetrar mais no momento presente, sem distrações. 

    A VIRTUDE É A SOBRIEDADE

Sobriety is the virtue that provides an antidote to Type Seven gluttony. Sobriety opposes gluttony as the heart’s capacity to feel a deep sense of satisfaction in focusing on one important thing at a time. Sobriety helps this type appreciate sticking with an experience all the way through to the end. In this context, it means reducing excess movement and coming to stillness. In sobriety, this type becomes more committed to things and people and rejects their exaggerated need for mental stimulation and distractions. They feel more serious and less relentlessly happy—but still happy enough. Sobriety offers this type a clear goal to work toward after consciously observing their gluttony and the patterns that flow from it.

O CAMINHO DA GULA PARA A SOBRIEDADE

O paradoxo do Tipo Sete surge da polaridade entre a paixão da gula e a virtude da sobriedade. Para este tipo, o reconhecimento das coisas que faltaram em suas vidas por causa de seu apego ao prazer e à variedade lhe permite perceber melhor o aspecto central de sua paixão - a tendência de deslizar pela superfície da vida, evitando assim um envolvimento mais profundo com essa experiência. Ao se tornarem mais conscientes de como a gula funciona, aprendem a dizer "não" às prioridades menores e se concentram em uma coisa de cada vez. Eles desenvolvem a capacidade de estarem mais presentes e quietos.

 

TIPO SETE SUBTIPOS

 

AUTOPRESERVAÇÃO SETE:

KEEPERS DO CASTELO

 

Setes Autopreservação expressam a gula fazendo alianças e criando oportunidades para obtenção de vantagens. Pragmáticos e autointeressados, estes Setes encontram segurança no trabalho em rede e na atenção às oportunidades que apoiam sua sobrevivência. O nome "Guardiões do Castelo" refere-se à sua forma de estabelecer uma rede partidária de aliados, através da qual  criam segurança e satisfazem suas necessidades. Alegres e amáveis, eles têm amor ao prazer e tendem a conseguir o que querem.

 

SOCIAL SETE:

SACRIFÍCIO

 

O Contratipo

Como contratipo, o Sete Social contraria a gula com esforços conscientes para estar a serviço dos outros. Conscientes de que querem evitar explorar os outros, eles têm a necessidade de serem bons e puros, e de sacrificarem suas próprias necessidades no apoio às necessidades dos outros. Eles têm uma paixão por serem vistos como bons pelo sacrifício de seus próprios desejos. Expressam um ideal ascético e fazem, de sobreviver com pouco, uma virtude. Expressam idealismo e entusiasmo como forma de se sentirem ativos e valorizados no mundo.

 

SEXUAL SETE:

SUGESTIBILIDADE

 

Setes Sexuais expressam gula na necessidade de imaginarem algo melhor do que a realidade comum. Glutões para coisas de um mundo superior, são idealistas e sonhadores, com paixão por viverem em sua imaginação. Olham para as coisas com o otimismo de alguém que está apaixonado e vêem o mundo através de lentes cor de rosa. "Sugestionabilidade" refere-se a ser um tanto ingênuo e fácil de hipnotizar. Leves e entusiasmados, se concentram em possibilidades excitantes, fantasias prazerosas e acreditam que podem fazer tudo.

 

CAMINHO DECRESCIMENTO

À medida que os Setes trabalham sobre si mesmos e se tornam mais autoconscientes, aprendem a escapar da armadilha de buscar prazeres mais superficiais e evitar o gozo de uma experiência mais profunda de si mesmos. Eles fazem isso reduzindo a velocidade e permitindo-se estarem presentes, apreciando o valor de seu medo e de sua dor, e encontrando a alegria nas conexões pessoais que acontecem quando se conectam com suas próprias profundezas.

Para os Setes, crescimento envolve observar os modos como evitam as partes mais profundas de si mesmos (e da vida) para se manterem confortáveis; explorar os modos como eles perdem contato com si mesmos quando se defendem da dor e buscam prazer; e fazer esforços ativos para se reconectarem com si mesmos, se envolvendo novamente com a vida em um nível mais profundo e imediato. É particularmente importante que aprendam a suportar a dor envolvida no Trabalho Interior com o entendimento de que a verdadeira alegria, contentamento e vivacidade vêm de enfrentarmos o que tendemos a fugir e integrarmos o que nos assusta.

 
 
 

ASAS E FLECHAS

Ao utilizar o Eneagrama para um maior crescimento, como é pretendido, os primeiros passos envolvem observar a si mesmo para tornar mais conscientes os padrões e hábitos associados ao seu tipo principal ou "núcleo".

Depois de ter feito isso por um tempo, você pode criar novos turnos de crescimento usando as asas e flechas como caminhos para o crescimento.

As linhas das flechas do Eneagrama apontam na direção do caminho específico de crescimento psicológico e espiritual de cada tipo e para longe de características e experiências importantes que tivemos que reprimir na infância (mas que periodicamente retomamos como uma sensação de segurança). Estes pontos de conexão indicados pelo diagrama do Eneagrama nos ajudam a ver como podemos objetivar incorporar os aspectos mais elevados destes dois pontos específicos para avançar em nossa jornada interior: o ponto à frente de nosso ponto central representa desafios chave que precisamos dominar para nos tornarmos mais inteiros, e o ponto anterior de nosso tipo central ao longo das linhas das flechas representa questões do passado que precisamos reintegrar, de forma que recuperemos o que renegamos na infância para fundamentar e apoiar nosso movimento para frente ao longo do caminho indicado pelas flechas.

 

VOLTANDO AO TIPO 5

O caminho de crescimento do Tipo Sete exige que recuperem a contenção saudável e a capacidade de se retirar e refletir, característico do Tipo Cinco. Setes podem ter tido a experiência na infância de que não era boa sua necessidade de buscar um espaço privado como forma de evitar o medo. Podem ter sentido que seu senso natural de medo e o desejo de recuar associado eram inaceitáveis, tornando-se, então, mais ativos no gerenciamento do mundo externo através do charme, no intuito de desarmar o potencial limitador das autoridades externas. Por uma razão ou outra, mostrar medo ou expressar sua necessidade de se agarrar à recursos preciosos, pode não ter sido seguro ou desejável. Assim, os Setes podem "mover-se para Cinco" sob condições de estresse ou segurança como um ponto de recurso, para o qual podem se retirar para encontrar um lugar seguro e descansar, ou para consolidar sua posição e gerar apoio interno. O movimento para Cinco pode, assim, representar um desejo de ser menos social e menos "externo" - para ser mais delimitado e se ausentar do turbilhão social com segurança.

Por estas razões, "retornar para Cinco" pode ser uma forma do Sete se retirar e moderar sua necessidade de ser excessivamente social. Desenhar conscientemente o lado superior do Ponto Cinco pode ajudá-lo a encontrar uma forma saudável de estar mais dentro de si e mais envolvido em seus pensamentos, de forma menos maníaca. Mas como o Ponto Cinco representa uma parte natural do Sete que eles tiveram que reprimir na infância e que, por isso, pode voltar compulsivamente, eles correm o risco de ficarem presos entre o gregarismo excessivamente otimista e entusiasmado dos Sete e a retirada total dos Cinco.

Quando os Setes retornam ao Ponto Cinco de forma ansiosa ou inconsciente, é provável que não estejam buscando por um senso saudável de privacidade e de calma interior, mas sim fechando as portas temporariamente, como fuga do excesso de compromisso e de atividade. Além disso, como Sandra Maitri sugere, o geralmente feliz Tipo Sete experimenta o movimento para Cinco como uma sensação infantil de escassez interna, motivada pelo medo da perda e do vazio.

 

PASSANDO PARA O TIPO 1

O caminho de crescimento do fluxo interno para o Tipo Sete coloca-os em contato direto com os desafios incorporados pelo Tipo Um: permitir uma percepção mais clara do que é ideal e "certo" num sentido mais amplo, como forma de estabilizar o foco na ação à serviço de um bem superior. Não surpreendentemente, Setes podem experimentar a ansiedade e a frustração que são capazes de sentir à medida que se movem para Um (e potencialmente se tornam perfeccionistas ou autocríticos) em desconforto. Mas uma experiência do Tipo Um, administrada de forma consciente, pode ajudar os Setes a sairem de seus sonhos e fantasias, aceitando de forma mais realista os padrões e limites.

Quando feita inconscientemente, este movimento pode envolver uma resistência ansiosa ou uma adesão às restrições impostas por regras e rotinas. Mas quando feito conscientemente, pode abrir ao Setes a possibilidade de uma estrutura de apoio baseada em padrões e precisão, ajudando-os a realizar seus ideais. Ao invés de ficarem presos em viverem para um futuro imaginado ou idealizado, Setes podem encontrar maneiras de aceitar as restrições específicas que lhes permitirão colocar seus planos em ação de forma mais pragmática no presente. Podem, assim, tomar inspiração no lado superior do Ponto Um de maneira que consigam tanto expressar seu impulso em direção à invenção criativa, quanto fundamentar o que realmente fazem em noções maiores do que é "bom" ou "perfeito".

O foco dos Setes no planejar e divertir pode, no limite, impedir que avancem de forma séria e disciplinada; o movimento para Um pode ajudá-los a tornar as possibilidades que eles imaginam mais práticas, exequíveis e polidas.

As seções Caminhos de Crescimento e Linha de Flecha são do The Enneagram Guide to Waking Up by Beatrice Chestnut & Uraneo Paes. Copyright © 2021 por Beatrice Chestnut & Urânio Paes. Publicado por Hampton Roads Publishing Company. Você pode adquirir O Guia Prático do Eneagrama: Encontre seu caminho para o autodesenvolvimento, versão em português, clicando aqui.

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